terça-feira, 4 de agosto de 2015

Checklist de limpeza diária.

Pequenas tarefas de limpeza realizadas diariamente facilitam o dia-a-dia e ajudam a manter a casa limpa e organizada.






Na correria do dia-a-dia, limpar a casa de maneira eficaz pode ser um desafio. Muitas vezes, a opção é escolher um único dia para limpar tudo de uma vez o que, além de cansativo, pode se tornar uma tarefa estressante, já que o acúmulo de sujeira e a bagunça geram desconforto e por isso, acabam deixando as pessoas extremamente irritadas. Mas, nem tudo está perdido.
Algumas tarefas, quando realizadas diariamente, poupam tempo  e evitam transtornos. Por isso, para organizar a limpeza diária da casa e aperfeiçoar a faxina, o ideal é elaborar um cronograma de limpeza doméstica, ou um checklist, com tarefas que não duram mais do que 30 minutos.

 

Quartos:



Primeiro passo: arrume a cama. Esta tarefa não deve levar mais do que 30 segundos e evita o desconforto causado pela impressão de um quarto bagunçado. Depois disso, guarde e pendure as roupas e os objetos, como brincos e colares, que estejam esparramados. Por fim, dê um jeito no seu criado-mudo: leve copos e garrafas d’água para a cozinha e guarde óculos e livros de leitura. Não se esqueça de abrir as janelas para ventilar e sempre que possível tirar o pó dos aparelhos eletrônicos.
Nos quartos, lembre-se de:
  • Arrumar a cama
  • Guardar roupas e objetos
  • Organizar o criado-mudo
  • Abrir as janelas
  • Tirar o pó


Cozinha:




 O primeiro passo para manter a cozinha limpa e organizada é manter a pia vazia. Por isso, não deixe acumular louça suja e procure estabelecer uma hora do dia para fazer isso, normalmente, logo pela manhã.
Outra sugestão é executar uma limpeza leve na cozinha, limpando os armários, o fogão e a pia com um pano úmido para retirar o acúmulo de sujeira. Não se preocupe em limpar a parte de dentro dos armários, retirando potes e panelas, apenas limpe o tampo e as portas.
Além disso, tire o lixo e elimine as “marcas problema”, ou seja, limpe rapidamente qualquer mancha causada por ter derramado algo no chão ou pontos de gordura os quais podem acumular mais sujeira. Deixe para passar pano ou lavar o chão da cozinha no final de semana.
Portanto, na cozinha, lembre-se de:

  • Lavar a louça
  • Executar a limpeza leve dos armários, fogão e pia
  • Tirar o lixo
  • Eliminar manchas problema.

Banheiro: 



Após escovar os dentes e lavar o rosto pela manhã, aproveite o tempo para limpar a pia do banheiro. O ideal é sempre deixar um pano ou papel toalha disponíveis para este fim, guardados dentro do armário. Faça uma limpeza rápida.
Sempre que notar resquícios de pasta de dente ou outros produtos de higiene no espelho, limpe-os. Você pode utilizar os mesmo pano ou papel toalha utilizados para a limpeza da pia.
Aproveite o tempo em que está no banheiro para limpar também o vaso sanitário, utilizando uma escova própria para este fim. Além disso, utilize o mesmo pano da pia e do espelho para limpar o assento, no entanto, deixe para limpá-lo por último.
No banheiro, lembre-se de:

  • Limpar a pia e o espelho
  • Limpar o vaso sanitário e o assento

Salas:


Fotos : Pinterest  e Tudo no Lugar


Na sala de estar, organize o sofá, retirando os objetos, as migalhas e sujeiras acumuladas sob o móvel. Aproveite também para ajeitar as almofadas. Depois disso, concentre-se em eliminar a sujeira dos outros móveis, como a mesa de centro, a estante e outros armários. Execute uma limpeza leve, passando panos úmidos para tirar o pó e outras sujeiras. Aproveite para limpar os aparelhos eletrônicos, como a TV, por exemplo.
Por fim, nos quartos, lembre-se de:
  • Organizar e limpar o sofá
  • Eliminar a sujeira dos móveis
  • Limpar aparelhos eletrônicos




    Pequenas tarefas como essas facilitam o dia-a-dia e evitam o acúmulo de sujeira e o desconforto causado por uma casa desorganizada. No entanto, é importante lembrar que uma limpeza mais elaborada também deve ser feita. Lavar o banheiro, limpar os armários e os eletrodomésticos, lavar cortinas e travesseiros são tarefas indispensáveis, porém, devem ser realizadas com mais tempo e de preferência nos finais de semana.



    Fonte:http://www.dicasdemulher.com.br/checklist-de-limpeza-diaria/


    Limpe a casa em pouco tempo e aproveite o tempo de sobra com a família e amigos!

    Bianca bjs

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário