quinta-feira, 12 de março de 2015

Organizando Cozinha.

Retire tudo de seus armários, sempre um de cada vez. Jogue fora  que não presta mais, como tampas avulsas, potes amarelados e muito velhos, potes sem tampa, rachados,enfim, que não possam de forma alguma serem aproveitados por outra pessoa.
 Compramos muitas vezes por puro impulso e aí que mora o perigo acumular  coisas inúteis. Desde potes muito pequenos ou grandes até utensílios que achamos que vai agilizar o nosso trabalho e não adiantam nada.
Seja bem criteriosa ao fazer esta triagem, pois descartando o que você não usa nem usou por anos, você estará abrindo espaço para o novo e para aquilo que realmente lhe será útil e indispensável. Liberte-se!
Possuindo vários conjuntos de copos,xícaras, pratos, louças, além do necessário, descarte alguns e fique com os mais recentes e preferidos.
Faça o mesmo com tudo o que não tem utilidade para você e apenas ocupa espaço em seus armários.


Agora, que você está com menos coisas a  serem guardadas com certeza!
Caso lhe falte armários, instale prateleiras, que são sempre úteis, criando assim novas áreas de armazenamento para as louças, copos,etc.


Comece a organizar por categoria:

 Pratos com pratos numa prateleira, copos com copos em outra, e assim por diante até você finalizar seus utensílios. O material que você usa para ocasiões especiais podem ficar numa parte mais alta do armário ou num outro móvel na sala,  já que é usado mais esporadicamente. Louças do dia a dia devem ser facilmente acessadas. Observe a rotina da casa e descobrirá a “melhor organização” para você.
Cada casa funciona de uma maneira e cada cozinha tem uma disposição. Por este motivo que a organização será diferente para cada pessoa. Procure deixar tudo de um jeito mais funcional para todos os que habitam a casa e têm acesso à cozinha.





Uma prateleira próxima à pia também é muito útil pois você  poderá lavar/secar e  já deixar aí,  os copos , xícaras e pratos que são usados com mais freqüência. Para apartamentos onde a cozinha é mínima e carece de armários é uma ótima solução.




Ganchos e cestas aramadas debaixo das prateleiras dos armários são ótimos para pendurar/guardar xícaras e canecas, otimizando o espaço interior. Os utensílios com cabo também podem ser pendurados sob uma prateleira ou mesmo na porta parte de dentro.


Panela é um utensílio que usamos diariamente, então não dá pra se colocar num lugar de difícil acesso e hoje em dia existe varias aramados que ajudam a organizar, uns de plastico outros de metal, ficam as tampas e as panelas separadamente. Tampas em um suporte organizador e as panelas podem ficar empilhadas, sem tampa sobre as frigideiras.Fica muito bom!!!




Aproveite o design bonito dos atuais eletrodomésticos e deixe os de uso diário na própria bancada da cozinha.



Nas  gavetas  procure comprar divisórias ou usar bandejas e para fazer esta categorização. Separe conchas, espátulas ,pegadores de salada de abridores de lata, descascador de legumes, facas, talheres,  tudo que for manuseio da cozinha. Separe uma gaveta só para panos. E a dica é começar pelos tralhares pois eles são os que mais usamos na cozinha.

Imagens: Pinterest e Tudo no Lugar 


Dica:O tampo do balcão é um ótimo lugar para começar organização, uma simples arrumação desse móvel, já faz a cozinha toda parecer limpa e em ordem.

Espero que tenham gostado.
Bianca bjs

Nenhum comentário :

Postar um comentário