terça-feira, 21 de julho de 2015

Como organizar uma estante de livros.

Organizar uma estante de livros pode ser algo divertido, tanto para o seu lado bibliotecário como para o lado decorador de interiores. Há diversos métodos práticos de classificação de livros, mas poucas alternativas permitem experimentar bastante em aparência e funcionalidade.





 


Doe livros que você não queira mais. É mais fácil abandonar os livros indesejados antes de organizar a coleção inteira. Coloque em caixas aqueles títulos que nunca serão usados em uma nova leitura ou, ainda, pela primeira vez. Você pode vendê-los para livrarias de usados, sebos, casas de caridade, bibliotecas ou páginas da internet como a Estante Virtual.

Observe as restrições de tamanho. Antes de elaborar um plano principal, conheça bem as suas limitações. Algumas estantes têm prateleiras com espaçamento diferente, podendo ser necessário colocar os livros de capa dura em um local e os de capa normal em outro. Livros didáticos ou de arte podem precisar ser empilhados para caber adequadamente. Divida os seus livros para que se conformem às restrições existentes e trate a cada pilha como uma tarefa de organização isolada.
Livros grandes e pesados devem ser guardados em prateleiras resistentes, geralmente as mais baixas. Evite colocá-los acima da altura da cabeça.

Divida as seções de ficção e não ficção. Tire todos os livros dos lugares e divida-os em grupos de acordo com a natureza dos assuntos. Você geralmente estará com o desejo de ler uma dessas duas categorias e, assim, essa classificação facilitará a sua escolha para uma leitura imediata.

Classifique as ficções por gênero ou autor. Divida uma coleção grande e variada por gênero, mantendo cada livro em uma ou em um grupo separado de prateleiras. Em cada gênero, separe os livros alfabeticamente, pelo último nome do autor. Se você tem apenas duas ou três prateleiras de ficção ou, ainda, se a maior parte dos livros de ficção pertence a um mesmo gênero, classifique-os pelo último nome do autor, sem dividi-los.
Alguns gêneros comuns de ficção incluem mistério, obras literárias, infantojuvenil, fantasia e ficção científica.

Classifique os livros de não ficção por tema. Faça-o em prateleiras separadas. Observe o quanto você tem, de modo geral, em cada categoria. Idealmente, você deve manter de uma a três prateleiras por categoria. Pode ser necessário pensar em temas mais amplos ou restritos para chegar a esse resultado:
Há diversos temas de não ficção, incluindo jardinagem, culinária, história, biografia, biologia e livros de referência.
Uma coleção especializada pode ser classificada com diversos subtemas. Por exemplo, uma coleção de história pode ser dividida por continente, a seguir por país e, finalmente, por período.
Se a sua residência tiver muitos livros de não ficção, opte por um método de classificação decimal.


Classifique os livros por tamanho. Considere essa opção se você tem livros que vão desde os finos periódicos até imensos livros de arte. Coloque os títulos mais altos na prateleira mais baixa, posicionando aqueles cada vez menores mais altos, à medida que você sobe na estante, criando uma aparência limpa e organizada. Em algumas estantes, isso é necessário para adaptar a altura de cada prateleira.

Separe os livros com base na cor. Esse sistema funciona muito bem, mas é mais bem empregado se você tiver uma única estante. No caso de coleções maiores, ele pode tornar mais difícil o ato de encontrar um livro específico. Aqui estão alguns sistemas de classificação baseados na cor da lombada:
Uma cor por prateleira (uma prateleira azul, outra verde e assim por diante). Se você tiver problemas preenchendo uma única prateleira, envolva alguns dos livros com papel kraft.
Um gradual fluxo de arco-íris fluindo de uma cor até a outra, ou das cores mais saturadas até os tons pastéis.
Um padrão que cria uma bandeira ou outra imagem simples, quando a estante está toda preenchida. Essa organização requer bastante tempo, mas pode ser bem impressionante.

Faça um arranjo de acordo com a frequência de uso. Essa é uma ótima forma de organização quando você consulta os livros constantemente para fins de pesquisa ou referência. Mantenha aqueles usados diariamente na prateleira à altura dos olhos ou um pouco abaixo, onde você possa vê-los e alcançá-los com facilidade. Os livros que quase nunca são abertos podem ficar nas prateleiras acima da altura da cabeça.
Se você tiver livros suficientes para encher duas ou três estantes, preencha aquela que for mais visível com os títulos importantes. Se a sua coleção for ainda maior, esse sistema pode não funcionar muito bem.

Crie a cronologia de sua vida. Preencha as prateleiras superiores com livros que você tenha lido na infância, adicionando mais para baixo todos os outros, na ordem em que os descobriu. Esse método funciona melhor para os livros com fortes lembranças associadas — e para pessoas com excelente memória.

Reserve uma prateleira para os seus títulos favoritos. Não importando qual método você escolha, há a opção de manter uma prateleira especial. Sendo geralmente a mais visível, é nela em que você colocará as primeiras edições, as cópias assinadas ou, ainda, aqueles livros que mudaram a sua vida.





Fotos : Pinterest  e Tudo no Lugar


Dicas:
  • Depois de retirar todos os livros, tire a poeira das prateleiras vazias e dos próprios livros. No caso daqueles especialmente empoeirados, use um aspirador de pó com adaptador para itens pequenos.
  • Você pode comprar capas brancas para esconder livros com lombadas feias ou desgastadas.
Livros são mais pesados do que parecem. Não pegue pilhas muito pesadas para serem carregadas com conforto. Levante-as com os joelhos, mantendo as costas eretas, para evitar a ocorrência de lesões.


Fonte:http://pt.wikihow.com/Organizar-uma-Estante-de-Livros

Uma boa leitura dispensa com vantagem a companhia de pessoas Frívolas (Marquês de Maricá).

Bianca Beijos



quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dicas para como arrumar uma mala de inverno.

Arrumar uma mala de viagem nunca é tarefa fácil. Principalmente se ela for de inverno, quando se tem itens volumosos como malhas, casacos, botas!!!



Foto: Google  

Planejamento:
Não leve roupas demais. Esse é o maior erro que as pessoas costumam cometer quando viajam. Programe as combinações de acordo com os dias que vai ficar, acrescentando uma troca a mais caso aconteça algum incidente.  



Dobras inteligentes:
A falta de espaço é sem dúvida uma das maiores preocupações na hora de arrumar a mala. As dobras precisam ser inteligentes. As calças, por exemplo, podem ser as primeiras a entrarem na bagagem. As pernas devem ficar de fora e depois de colocar todas as outras roupas, envolva-as com as pernas.


Aproveitando pequenos espaços:
Ainda no quesito “preciso de mais espaço, mas não sei onde encontrá-lo”, aproveite os canos das botas para guardar meias, calcinhas e cachecóis. Principalmente porque você mantem a forma do couro sem deixar ele amassado.  


Para não congelar:
Roupas térmicas funcionam como uma segunda pele, que podem ser colocadas por baixo de todas as roupas. A peça serve para manter a temperatura do corpo. Apesar de não ser nada charmosa, ela é fundamental para que você não vire um picolé, além de ajudarem na economia de espaço na mala!




Suéter:
Não esqueça dele! O mercado oferece uma infinidade de
cores diferentes, podendo ser usado em um look monocromático. Pode ser combinado com tecidos mais encorpados como o couro, por exemplo. É uma opção de visual leve e ao mesmo tempo quente.



Cachecol:
Virou um item fundamental que dá um toque de sofisticação na combinação e cabem enrolados na mala. Pode-se levar aqueles mais quentinhos, feitos de lã, crochet ou tricot. 



Sobretudo:
 A peça é interessante porque pode ser combinada tanto com um calçado mais social, ou então com um tênis, criando assim um look mais despojado. Sua dobra pode ser feita como a da calça jeans citada no item “dobras inteligentes


Jeans:
É uma peça funcional quando vestida por cima de uma roupa térmica. De tecido estruturado, o jeans mantem as formas fazendo com que o volume de baixo não prejudique o visual. 




Fonte:

http://www.daquidali.com.br/eliana/viagem/dicas-para-arrumar-uma-mala-de-inverno/

Boa viagem e aproveitem bastante o friozinho que dura pouco!!! Eu adoro.

Bianca bjs