Ambientes da casa que são frequentados por todos ou pela maioria dos moradores merecem uma atenção especial! Dentre esses ambientes o eleito favorito entre 90% dos brasileiros é a cozinha! E é na cozinha que encontramos um dos eletrodomésticos mais importantes da casa: a geladeira! Assim como o quarto, closets e armários, as geladeiras também precisam ser organizadas! E a organização de uma geladeira não consiste só em enfileirar os produtos por tamanho ou cor, é preciso setorização e alguns cuidados especiais.
Aproveite as dicas abaixo. Geladeira organizada é sinal de saúde!!
- Sempre verifique a data de validade dos produtos!
- Ao chegar das compras, limpe as embalagens e produtos antes de guardá-los, assim evita que aquela sujeira do supermercado invada sua geladeira.
- Ao menos uma vez por mês faça uma limpeza completa. Uma boa sugestão é diluir 2 colheres de bicarbonato de sódio em 200ml de água e passar em todas as superfícies.
- Dê preferência às queijeiras que separam o soro do queijo.
- Tire os ovos da embalagem original e não guarde-os na porta.
- Invista em prateleiras que criam uma segunda altura, deixando à mão produtos menores. Essa é uma ótima dica para quem tem crianças em casa!
- Guarde as frutas em potes com tampa.
- Use e abuse de organizadores de acrílico específicos para guardar enlatados, garrafas, etc.
- Mantenha as comidas e as pequenas sobras em potes com tampa. Isso evita o cheiro e contaminação dos alimentos.
- Ao congelar refeições identifique os potes para não precisar abrir um a um no momento de pegá-los.
- Cestos com alça ajudam a pegar os alimentos com mais facilidade!!!
- Porta deve ser usada para guardar alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Portanto, use as repartições da porta da geladeira para colocar água, sucos, refrigerantes, leite, geleias, vidros de azeitonas e conservas e condimentos como maionese, catchup e mostarda.
- Mantenha na porta da geladeira um bloquinho imantado para anotar os itens que forem acabando. Dessa maneira, quando sair para o supermercado já terá uma prévia das compras na mão.